Transposição do Rio São Francisco para o Piauí entra no Novo PAC

Ministério da Integração confirma inclusão do estudo do Canal do Sertão Piauiense no PAC
Ananias Ribeiro
  • Estudo do Canal do Sertão Piauiense é incluído no Novo PAC federal
  • Projeto deve levar água do Rio São Francisco para mais de 100 municípios
  • Franzé Silva lidera articulação política e técnica pela transposição

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou, nesta quarta-feira (15), a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) do Canal de Integração do Sertão Piauiense no Novo PAC. A informação foi repassada ao deputado Franzé Silva, que lidera a articulação pela transposição do Rio São Francisco para o Piauí.

O Que Aconteceu

  • Inclusão oficial: O diretor de Projetos do Ministério da Integração, Bruno Cravo Alves, comunicou que o EVTEAS do Canal de Integração do Sertão Piauiense foi oficialmente incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme publicação no Diário Oficial da União.

  • Articulação política: O deputado Franzé Silva (PT) coordena as ações políticas e técnicas para viabilizar a transposição das águas do Rio São Francisco ao território piauiense. Ele comemorou a conquista como “mais um passo decisivo para levar água ao sertão e enfrentar os efeitos da seca”.

  • Audiências regionais: Franzé iniciou nesta semana uma série de audiências públicas em municípios que serão beneficiados pela obra, com o objetivo de debater impactos e benefícios do projeto com a população local.

  • Abrangência do projeto: O Canal de Integração, também chamado Eixo Oeste, visa complementar as disponibilidades hídricas na fronteira seca do Piauí, levando água do Lago de Sobradinho (BA) às bacias dos rios Canindé e Piauí.

  • Municípios beneficiados: O estudo aponta 26 municípios diretamente contemplados — 24 no Piauí e 2 na Bahia — além de mais de 80 cidades indiretamente beneficiadas, alcançando mais de um milhão de habitantes do semiárido piauiense.
PAC
Deputado Franzé Silva em audiência do Canal do Sertão em Simões. Foto: Divulgação

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.