- Estudo do Canal do Sertão Piauiense é incluído no Novo PAC federal
- Projeto deve levar água do Rio São Francisco para mais de 100 municípios
- Franzé Silva lidera articulação política e técnica pela transposição
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou, nesta quarta-feira (15), a inclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) do Canal de Integração do Sertão Piauiense no Novo PAC. A informação foi repassada ao deputado Franzé Silva, que lidera a articulação pela transposição do Rio São Francisco para o Piauí.
O Que Aconteceu
- Inclusão oficial: O diretor de Projetos do Ministério da Integração, Bruno Cravo Alves, comunicou que o EVTEAS do Canal de Integração do Sertão Piauiense foi oficialmente incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme publicação no Diário Oficial da União.
- Articulação política: O deputado Franzé Silva (PT) coordena as ações políticas e técnicas para viabilizar a transposição das águas do Rio São Francisco ao território piauiense. Ele comemorou a conquista como “mais um passo decisivo para levar água ao sertão e enfrentar os efeitos da seca”.
- Audiências regionais: Franzé iniciou nesta semana uma série de audiências públicas em municípios que serão beneficiados pela obra, com o objetivo de debater impactos e benefícios do projeto com a população local.
- Abrangência do projeto: O Canal de Integração, também chamado Eixo Oeste, visa complementar as disponibilidades hídricas na fronteira seca do Piauí, levando água do Lago de Sobradinho (BA) às bacias dos rios Canindé e Piauí.
- Municípios beneficiados: O estudo aponta 26 municípios diretamente contemplados — 24 no Piauí e 2 na Bahia — além de mais de 80 cidades indiretamente beneficiadas, alcançando mais de um milhão de habitantes do semiárido piauiense.

