- Franzé articula transposição do Rio São Francisco para combater seca no Piauí
- Estudo de viabilidade da obra foi iniciado em julho e está em andamento
- Audiências públicas em 24 municípios vão debater impactos e benefícios
O deputado estadual Franzé Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (24) com representantes do Ministério Público do Piauí (MP-PI) para debater a transposição do Rio São Francisco e medidas de enfrentamento à seca no estado. O parlamentar reforçou que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social da obra já está em andamento e anunciou a realização de audiências públicas nos municípios beneficiados pelo projeto no Piauí.
O Que Aconteceu
- Reunião com o MP-PI: O encontro contou com a presença da procuradora-geral de justiça, Cláudia Seabra, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), promotora Áurea Madruga. O debate girou em torno da seca e da necessidade de garantir o acesso à água potável e saneamento básico para a população.
- Mobilização pela transposição: Desde 2024, Franzé tem articulado junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, à Presidência da República e à bancada federal para viabilizar a chegada das águas do São Francisco ao Piauí. Segundo ele, após anos de espera, o projeto saiu “da gaveta” e já tem estudo técnico iniciado em julho.
- Estudo em andamento: O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social da transposição está em curso e deve definir os impactos, custos e soluções para a obra, considerada essencial para o enfrentamento da seca no semiárido piauiense.
- Audiências públicas: O deputado anunciou que, a partir de outubro, serão realizadas audiências públicas nos 24 municípios diretamente beneficiados pela transposição, além de localidades indiretamente contempladas. O objetivo é ouvir as populações, identificar demandas e mobilizar apoio para pressionar pela execução da obra.
- Propostas do MP-PI: Durante a reunião, o MP sugeriu a criação de um pacto institucional com órgãos públicos e entidades para acompanhar a execução das metas do Novo Marco do Saneamento, garantindo a efetividade das políticas de abastecimento e acesso à água no Piauí.
