- Bolsonaro ligou fim do tarifaço dos EUA à própria anistia
- Moraes vê confissão e aponta tentativa de extorsão ao STF
- Ex-presidente pode responder por crimes contra soberania
O ministro Alexandre de Moraes autorizou medidas contra Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (18), após o ex-presidente condicionar o fim das tarifas dos Estados Unidos à própria anistia, o que foi classificado como tentativa de extorsão contra o Judiciário.
O Que Aconteceu
- Moraes afirma que Bolsonaro confessou tentativa de extorsão: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu publicamente uma tentativa de extorquir o Judiciário brasileiro, ao ligar o fim do tarifaço dos Estados Unidos à própria anistia.
- Declarações associaram anistia ao fim das sanções americanas: Após os Estados Unidos anunciarem uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras no dia 9 de julho, Bolsonaro passou a sugerir que a suspensão da medida dependeria de sua anistia. Em suas falas, ele insinuou que a economia brasileira teria “paz” com o perdão legal.
- Trump citou “caça às bruxas” no Brasil ao justificar tarifa: O então presidente Donald Trump acusou o STF de perseguir Bolsonaro, em tom de ataque à Justiça brasileira, e vinculou a taxação a uma suposta injustiça cometida contra seu aliado.
- Ministro do STF autorizou buscas e novas restrições: Com base nas declarações públicas, Moraes determinou medidas restritivas contra Bolsonaro, além de autorizar novas buscas e apreensões como parte das investigações no inquérito das milícias digitais.
- Bolsonaro pode responder por três crimes graves: O ministro apontou indícios de que Bolsonaro cometeu coação no curso do processo, obstrução de investigação sobre organização criminosa e atentado à soberania nacional. A fala do ex-presidente, segundo Moraes, teria sido uma confissão voluntária e gravíssima.
- Trecho da decisão de Alexandre de Moraes: “A conduta do réu JAIR MESSIAS BOLSONARO […] é tão grave e despudorada que na data de hoje (17/7/2025), em entrevista coletiva, sem qualquer respeito à Soberania Nacional do Povo brasileiro, à Constituição Federal e à independência do Poder Judiciário, expressamente, confessou sua consciente e voluntária atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira, CONDICIONANDO O FIM DA “TAXAÇÃO/SANÇÃO” À SUA PRÓPRIA ANISTIA”, escreveu Moraes.
