- Relator Joaquim do Arroz cobra apuração de possível quebra de decoro na Câmara
- Samantha Cavalca repercute acusação de suborno contra o vereador Petrus Evelyn
- Sessão da Câmara de Teresina é suspensa após gritos e tumulto no plenário da Casa
O vereador Joaquim do Arroz (PT), relator da CPI da Águas de Teresina, ameaçou deixar a comissão após acusações de corrupção entre membros do colegiado. A sessão da Câmara foi suspensa após embate acalorado entre os vereadores Petrus Evelyn e Samantha Cavalca, ambos do Progressistas.
O Que Aconteceu
- Crise na CPI da Águas de Teresina: A sessão plenária da Câmara Municipal de Teresina foi palco de uma forte discussão entre os vereadores Samantha Cavalca e Petrus Evelyn, ambos do Progressistas, por conta de uma denúncia de suposta corrupção na CPI da Águas de Teresina. A acusação de que a comissão teria sido “vendida” foi feita anteriormente pelo ex-vereador Antônio José Lira, e repercutida por Samantha.
- Acusações e reação de Petrus Evelyn: Ao repetir a denúncia de que o presidente da CPI teria recebido dinheiro para atrasar os trabalhos, Samantha pediu um convite para Lira prestar esclarecimentos na Câmara. Petrus, irritado, respondeu aos gritos e afirmou que a vereadora “nunca pediu um documento” da CPI e gritou: “Faça silêncio, eu estou falando. Faça silêncio, faça silêncio, não é sua vez, vá se sentar”.
- Ameaça de renúncia de Joaquim do Arroz: O vereador Joaquim do Arroz (PT), relator da comissão, afirmou que considera as acusações graves e comunicou a Mesa Diretora sobre o possível caso de quebra de decoro parlamentar. Ele afirmou que, se os ataques continuarem, pedirá renúncia da CPI.
- Fala Joaquim: “Ninguém faz comissão sozinho e se existe corrupção é o grupo. Se continuar essa situação retiro meu nome. Se continuar nesse nível eu peço a renúncia. Acho que é quebra de decoro e requisitei a Mesa Diretora que tome atitude, convoque quem fez acusação e faça devida apuração”, declarou Joaquim.
- Sessão suspensa: Diante da troca de acusações e clima tenso no plenário, a presidente da Câmara, vereadora Elzuila Calisto (PT), decidiu suspender a sessão na Casa.
- Vídeo: Petrus e Samantha batem boca na Câmara de Teresina