Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro
Alessandra Fonseca
  • Inscrições do Enem 2025 vão de 26 de maio a 6 de junho
  • Provas em duas datas: 9 e 16 de novembro (exceto cidades do Pará)
  • Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro

O Inep divulgou nesta sexta-feira (23) o edital do Enem 2025, com inscrições abertas de 26 de maio a 6 de junho pela Página do Participante. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão datas alteradas por conta da COP 30. O exame também volta a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos com bom desempenho. Veja tudo sobre inscrições, cronograma, acessibilidade e novidades no edital.

O Que Aconteceu

  • Período de Inscrição: Abertura: 26 de maio, encerramento: 6 de junho, inscrição pela Página do Participante no site do Inep. As datas principais são 9 e 16 de novembro. Exceção para o Pará, serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

  • Taxa de Inscrição: Valor: R$ 85, o pagamento pode ser feito via boleto, pix, cartão ou débito até 11 de junho. Serão isentos participantes no CadÚnico ou que usarem o Enem para certificação.

  • Certificação do Ensino Médio: Maiores de 18 anos podem obter certificado com: 450 pontos em cada área + 500 pontos na redação. Válido para quem ainda não concluiu o ensino médio.

  • Acessibilidade e Atendimento Especializado: Participantes com deficiência, TEA, gestantes, lactantes, idosos, entre outros, podem solicitar recursos de acessibilidade. É necessário informar condição específica no ato da inscrição.


Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Repórter de política com olhar atento aos bastidores do poder com experiência em coberturas dos poderes Executivo e Legislativo. Com passagens por portais de notícia em Teresina, hoje acompanha, com faro jornalístico aguçado, os movimentos da política no Piauí e no Brasil.