- Solidariedade e PRD discutem fusão partidária no Brasil
- Podemos pode se unir ao PSDB; decisão até fim de 2025
- Evaldo Gomes foi convidado por Rafael Fonteles para o PT
O deputado Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade, afirmou nesta terça-feira (20) que o partido tem um “entendimento bem avançado” para fusão com o PRD. O parlamentar também comentou articulações nacionais entre Podemos e PSDB, e acredita que as definições devem ocorrer até o final de 2025.
O Que Aconteceu
- Fusão entre Solidariedade e PRD está adiantada: Segundo Evaldo Gomes, o Solidariedade já discute uma possível união com o PRD, partido do ex-prefeito de Teresina Dr. Pessoa. A fusão é tratada como praticamente consolidada e aguarda definições formais.
- Podemos e PSDB também negociam união: O deputado revelou que há movimentações no cenário nacional para uma fusão entre Podemos e PSDB, que ainda está em estágio de construção. No Piauí, o Podemos é presidido por Marcos Venícius, aliado de Evaldo Gomes.
- Filiações partidárias serão decididas em 2026: Evaldo afirmou que as filiações devem ser definidas até o início do próximo ano eleitoral, em 2026, a depender do desfecho das fusões. Ele foi convidado pelo governador Rafael Fonteles (PT) a se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
- Fala Evaldo Gomes: “O Solidariedade, por exemplo, tem um entendimento bem avançado com o PRD. O Podemos trabalha uma fusão com o PSDB. A gente não sabe como ficará esse processo. Acredito que até o final do ano a gente possa ter uma decisão final. E, naturalmente, a gente tomará as decisões políticas de filiações partidária, ou não, a partir no máximo do ano de 2026″, falou Evaldo.