Deputado quer policiais armados e câmeras em escolas no Piauí

Projeto prevê segurança armada e monitoramento por câmeras nas escolas da rede pública estadual de ensino do Piauí
Redação PI24h Redação PI24h
  • Projeto propõe policiais militares armados na segurança de escolas no Piauí
  • Programa também prevê câmeras de monitoramento e plano de evacuação de escolas no Estado
  • Proposta vai para tramitação nas comissões técnicas da Assembleia
  • Polícia Civil está investigando ameaças que circulam em redes sociais no Piauí

Teresina, Piauí – O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou nesta segunda-feira, dia 10, projeto de lei que prevê segurança armada e monitoramento por câmeras nas escolas da rede pública estadual de ensino do Piauí. O Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento nas Escolas prevê ainda a implementação de um Plano de Evacuação em Situação de Risco nas escolas do Piauí.

“Estamos tristes com o que está acontecendo nas escolas. O que antes era uma realidade que víamos apenas nos Estados Unidos, está virando rotina no Brasil. Só este ano foram dois tristes ataques que ceifaram a vida de professores e alunos. Fui procurado por professores, alunos, pais e profissionais da educação que temem por suas vidas. Precisamos dar uma resposta”, afirmou o deputado Gessivaldo Isaías.

O projeto define ainda que o Estado pode utilizar a estrutura de videomonitoramento que já existe em algumas escolas, expandindo para as demais, bem como contratar policiais militares do Núcleo da Reserva Remunerada e comprar folgas de policiais militares da ativa através da Gratificação de Operações Planejadas.

Gessivaldo Isaías explicou que a segurança armada poderá ser realizada por segurança privada ou a partir da estrutura já existente da Polícia Militar do Piauí. “Já existe a previsão legal de policiais militares da reserva através do Núcleo da Reserva Remunerada, bem como também existe a compra da folga dos policiais da ativa através da Gratificação de Operações Planejadas. É só colocarmos em prática e implementarmos em nossas escolas”, argumentou o deputado do Republicanos.

Ameaças

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Virtuais, está investigando mensagens que circulam nas redes sociais com ameaças de ataques a alunos e professores em escolas públicas no Piauí.

A Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe) intensificou as rondas no entorno e nas escolas da rede estadual de ensino, além de realizar palestras com orientações para professores e estudantes.

Tramitação

O projeto foi lido em plenário e será apreciado pelos deputados nas comissões técnicas da Casa. A primeira tramitação será na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado, seguirá para sanção ou veto do governador Rafael Fonteles (PT).

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias