O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira, doa 27, da inauguração de 20 leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
- Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
Esse será um reforço na rede estadual de saúde para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), A partir de abril, pacientes serão encaminhados para essas UTIs pelo sistema de regulação de leitos.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiu, quase, R$ 4 milhões na obra, fortalecendo a relação com o Governo Federal. “Vamos investir ainda mais para requalificar e abrir mais 10 leitos de UTIs, totalizando 30 leitos no Hospital Universitário”, ressaltou Rafael Fonteles.
O governador declarou que essa ampliação e modernização do HU é uma parceria importante que o Governo do Piauí e a Secretária da Saúde estão procurando celebrar com todas as instituições de saúde do governo federal e dos municípios do Piauí.
“Aqui foi um investimento do Estado para ampliar e modernizar a UTI do Hospital Universitário que presta relevantes serviços no Piauí. São 20 leitos modernos com o que há de mais moderno e seguro em terapia intensiva que o governo estadual entrega aqui no HU para reforçar o atendimento de alta complexidade”, ressaltou Fonteles.

O gestor destacou que o Sistema Único de Saúde prevê a participação dos três entes: municípios, estados e União.
“Aqui foi um gesto importante nosso enquanto Governo do Estado, fortalecer a estrutura física do HU. Esse hospital tem um excelente capital humano, vinculado à Universidade Federal do Piauí, que forma grande parte dos médicos, dos profissionais de saúde, e passa a exercer alta complexidade de forma ainda melhor, o que de certa forma melhora o sistema de saúde como um todo”, enfatizou Rafael.
O governador informou que também quer ampliar os serviços no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Hospital Infantil e no Hospital Nathan Portela, nessa parceria envolvendo a União, Governo do Estado e municípios, o que vai melhorar a saúde pública e fortalecer, por exemplo, o Programa de Mutirões de Cirurgias para zerar a fila até outubro.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, pontuou que o HU é um grande parceiro do Governo do Estado e, portanto, investimentos têm sido realizados para melhorar e ampliar ainda mais os serviços prestados pelo hospital.
Citou, inclusive, o investimento recente de aproximadamente R$ 1.400.000 para a realização de cirurgias cardíacas. “Tínhamos 58 pacientes necessitando de implantação de marcapassos. Com esse investimento, realizamos 26 cirurgias, neste mês de março, e já iremos zerar essa fila em breve”, destacou Antônio Luiz.
Segundo o superintendente do HU, Paulo Márcio, as novas UTIs são para pacientes do SUS. “Aqui temos UTIs modernas, individualizadas, são 20 apartamentos. Cada paciente tem o seu apartamento com filtragem de oxigênio, são três filtros de oxigênio, semelhante ao que se vê nos grandes hospitais do Brasil e do mundo”, destacou Paulo Márcio.
