Decreto publicado nesta sexta-feira, dia 30, no Diário Oficial da União, exonera o senador piauiense Ciro Nogueira do cargo de ministro chefe da Casa Civil. De acordo com o texto, a saída acontece a pedido do político ao presidente Bolsonaro.
O posto é considerado uma espécie de braço direito do presidente da República e principal interlocutor do Palácio do Planalto, além de responsável por articular a execução de políticas públicas pelos ministérios.
No início de dezembro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou Rui Costa, atual governador da Bahia, para comandar a Casa Civil a partir de 2023.
Nas redes sociais, Ciro Nogueira agradeceu a Bolsonaro, se despediu do cargo, e afirmou que retorna ao Senado para “seguir trabalhando intensamente na oposição contra o todo o tipo de atraso que o novo governo venha a tentar promover, mas nunca atuando contra o nosso País”.
Além de Ciro, também foram exonerados da pasta nesta sexta-feira Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro do cargo de secretário executivo e Thiago Meirelles Fernandes Pereira, subchefe de Articulação e Monitoramento.
Outro decreto exonera Daniel de Oliveira Duarte Ferreira do posto de ministro do Desenvolvimento Regional.
- Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x