Posts
Auto Updates
- STF forma maioria para manter prisão do ex-ministro Braga Netto
- Placar no julgamento virtual está 4 a 0; falta apenas o voto de Luiz Fux
- Ex-ministro da Defesa de Bolsonaro foi preso em 14 de dezembro de 2024
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (14) para manter a prisão do ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, Walter Braga Netto. O general foi preso em 14 de dezembro, acusado de interferência nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. O julgamento ocorre no plenário virtual, e o placar está 4 a 0 pela manutenção da prisão. A decisão final aguarda apenas o voto do ministro Luiz Fux.
O Que Aconteceu
- Maioria no STF decide manter Braga Netto preso: O julgamento do recurso da defesa de Braga Netto contra sua prisão preventiva começou na semana passada e ocorre no plenário virtual da 1ª Turma do STF. Até agora, quatro dos cinco ministros votaram contra a libertação do ex-ministro, consolidando a maioria necessária para a manutenção da prisão.
- Voto pendente de Luiz Fux: A 1ª Turma do STF é composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Fux é o único que ainda não votou, mas seu posicionamento não alterará a maioria já formada para manter a detenção.
- Acusação de interferência nas investigações: O ex-ministro da Defesa e braço direito de Jair Bolsonaro no governo é investigado por supostamente atuar para obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. Ele foi preso em 14 de dezembro em uma operação da Polícia Federal, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.