Operação Cessna: 22 são presos por roubo de avião em Teresina

Operação foi deflagrada simultaneamente no Piauí, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso
Redação PI24h Redação PI24h Polícia
Cessna
Policiais durante operação Cessna. Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 16, a Operação Cessna para o cumprimento de 22 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas envolvidas no roubo da aeronave Cessna 206 (PT-DQF), de propriedade do médico e empresário Jacinto Lay, ocorrido em 14 de janeiro de 2023, no Clube de Ultraleve do Piauí, na zona leste de Teresina.

Conteúdo
  • Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x

A operação é resultado das diligências formalizadas em inquérito policial que tramita no Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e foi deflagrada simultaneamente nos Estados do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso.

Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

Avião
Aeronave Cessna 206 do médico Jacinto Lay. Foto: Divulgação

Em Pernambuco foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

No Maranhão foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Já no Mato Grosso foram cumprido um mandado de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Policiais durante preparação para a Operação Cessna. Foto: Divulgação

Bolívia

A aeronave roubada teria como destino final a Bolívia. O avião foi recuperado no dia 22 de janeiro 2023 após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a cerca 80 km da zona urbana de Juara/MT.

Nome

O nome da operação foi escolhido em referência ao modelo da aeronave Cessna 206, roubada pelo grupo criminoso no Piauí.

Avião
Avião roubado no Piauí faz pouso forçado no Mato Grosso. Foto: Show Notícias

Share This Article