O 5º suspeito de participação no assassinato do policial André Freitas Maia, apontado como o autor do disparo que matou o sargento, identificado como Francisco Ivan Mendes Andrade Júnior, 22, morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 27, após resistir à prisão e trocar tiros com a Polícia Militar.
De acordo com a corporação, o suspeito foi cercado no Conjunto Deus Quer, na zona sudeste de Teresina. No local, houve troca de tiros e Francisco Ivan foi alvejado e morreu após ser levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Francisco Ivan é apontado como o mentor do assalto, que terminou em latrocínio, contra o sargento André Mota. Ele seria o autor do disparo que acertou a cabeça do PM. Na ação, os policiais apreenderam uma arma de fogo. O suspeito tinha mandado de prisão em aberto por homicídio em Teresina.
Na tarde desta quarta-feira, dia 26, foram presos pela Força Tarefa da Polícia Militar quatro suspeitos do crime em Teresina. Dois são maiores e idade e outros dois são menores. Com os indivíduos, foi encontrada a pistola que seria do policial e foi roubada durante a ação criminosa. Os policias também recolheram duas armas de fogo que serão entregues à Polícia Civil. Os suspeitos foram presos na Vila da Guia e Vila São Raimundo, na zona sudeste de Teresina.

Crime
André Maia tinha acabado de deixar o plantão no Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar, na avenida Higino Cunha, na zona sul de Teresina, após ter participado da Operação Metatron.
O sargento foi surpreendido por criminosos que anunciaram o assalto e tomaram sua arma de fogo. Na abordagem, os criminosos atingiram o militar que morreu no local. A ocorrência foi atendida por policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar.
