Policial assassinado durante assalto salvou criança em 2018

Redação PI24h Redação PI24h Polícia
PM
Policial militar André Maia salva criança em União. Foto: Divulgação

O sargento André Freitas Maia, da Polícia Militar do Piauí, morto durante assalto na madrugada desta quarta-feira, dia 26, salvou a vida de uma criança engasgada no município de União, a 65 km de Teresina, em 2018.

Na época, o sargento era lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar e atendeu a ocorrência de um garoto de três anos engasgado com um pirulito. André Maia realizou manobra de Heimlich e conseguiu salvar a criança em União.

“É muito importante que todos os policiais e também toda a sociedade tenha conhecimentos básicos sobre primeiros socorros, pois, em casos como esse, a ação de quem está por perto tem que ser rápida e eficiente”, destacou, na época, André Maia.

Assassinato

O sargento André Maia foi assassinado com tiros na cabeça e teve sua arma de fogo roubada durante um assalto na madrugada desta quarta-feira, dia 26, na avenida dos Ipês, na zona sudeste de Teresina.

André Maia tinha acabado de deixar o plantão no Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar, na avenida Higino Cunha, na zona sul de Teresina, após ter participado da Operação Metatron.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada desde a década de 1970 em casos de emergência por asfixia.

Na pessoa acordada, é necessário posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços. Depois, é preciso fechar uma das mãos — o punho deve estar bem fechado — e deixar o polegar por cima. Essa mão deve estar posicionada na região superior do abdome da pessoa, entre o umbigo e a caixa torácica.

  • Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
Compartilhe