Um homem foi preso e 12 cães em situação de maus-tratos foram resgatados nesta terça-feira, dia 05, no bairro Matinha, na zona note de Teresina. A ação foi deflagrada após denúncia anônima recebida por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
O major Fredson Alves, subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental, disse que no local não tinha água nem alimento para os animais, e que o proprietário alegou estar viajando e ter deixado um vizinho tomando de conta dos cães.
“Os animais estavam debilitados, em local insalubre, confinados, em uma situação de maus-tratos. […] O proprietário alegou que tinha deixado os animais para um vizinho tomar de conta. Ele teria viajado com a família. Só que caiu por terra porque lá a situação era degradante. Não tinha água, nem alimento”, disse Fredson.
O protetor de animais Fernando Machado deu apoio no resgate e acolheu os cães. “As denúncias feitas por fotos e vídeos mostram o ambiente bastante insalubre e os animais estão bastante magros. Um veio a óbito e os animais que sobreviveram estavam se alimentando dele. Uma coisa que a gente não quer ver. Não imagina que possa acontecer, mas infelizmente ainda acontece”, disse Fernando.
Ele acrescentou que os animais receberão medicação para carrapatos e vermífugo. “Os cães ficarão em quarentena até ficarem aptos para doação”, completou Fernando.