O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (MDB), é alvo da Operação Olaria deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 27, pela Polícia Federal. A investigação apura compra de votos e transporte irregular de eleitores nas eleições do último dia 15. O inquérito é presidido pelo delegado Alex Chagas.
São quatro mandados de busca e apreensão autorizados pelo juiz da 98ª Zona Eleitoral de Teresina. De acordo com a Polícia Federal, a operação foi desencadeada pela prisão em flagrante de Fernando Café, liderança do bairro Cerâmica Cil, na zona sul de Teresina, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de novembro, por suspeita de corrupção eleitoral e outros crimes.
O material apreendido, incluindo celulares e computadores, agora será analisado, com objetivo de comprovar os crimes investigados e a participação de outras pessoas, inclusive do presidente da Câmara. O nome da operação faz alusão à localidade de origem da liderança política presa, o bairro Cerâmica Cil.
Jeová Alencar foi reeleito vereador com 11.062 votos, sendo o mais votado em Teresina.