- PF apura desvio de recursos do Fundo de Assistência Social e FPM
- Empresa teria transferido valores irregulares a fiscal de contratos públicos
- Operação mira crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Conflictus, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos em Jardim do Mulato, no Piauí. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Teresina e no próprio município. O caso envolve indícios de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O Que Aconteceu
- Esquema investigado em Jardim do Mulato: As investigações apontam que recursos públicos oriundos do Fundo de Assistência Social e do Fundo de Participação dos Municípios teriam sido desviados por meio de um núcleo empresarial em conluio com agentes públicos em Jardim do Mulato.
- Mandados cumpridos no Piauí: A ação policial cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Jardim do Mulato. Todas as s ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal de Floriano.
- Indícios de corrupção e lavagem de dinheiro: De acordo com a Polícia Federal, uma empresa contratada pelo município teria feito transferências irregulares ao fiscal responsável pelos contratos, configurando possíveis pagamentos de propina a servidores e agentes políticos.
- Período de atuação e crimes investigados: As irregularidades ocorreram entre 2021 e 2024, e envolvem os crimes de desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
- Objetivo da operação: A Operação Conflictus tem como objetivo interromper o esquema, recolher provas, e identificar todos os envolvidos, tanto agentes públicos quanto particulares.