Vereador é preso suspeito de estuprar adolescentes no Piauí

Vereador também foi afastado do cargo em Bom Princípio do Piauí
Redação PI24h
  • Jacinto Moraes é preso por estupro de duas adolescentes de 12 e 13 anos
  • Ministério Público pediu afastamento do cargo por tentativa de coagir vítimas
  • Polícia reabriu o caso com novas provas e exames confirmaram os abusos

O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), de Bom Princípio do Piauí, foi preso nesta segunda-feira (19) suspeito de estupro de vulnerável contra duas irmãs adolescentes. As vítimas tinham 12 e 13 anos à época do crime no Piauí.

O Que Aconteceu

  • Prisão preventiva e afastamento do cargo: A prisão foi determinada pela Justiça após pedido do Ministério Público, que também solicitou o afastamento cautelar do parlamentar da Câmara. O MP identificou que Jacinto tentava influenciar a narrativa das vítimas, coagindo e desqualificando os depoimentos com uso do cargo público.

  • Histórico de arquivamento e nova reabertura: Segundo o delegado Hebster Santos, o vereador já era investigado anteriormente, mas o inquérito havia sido arquivado após as vítimas negarem os abusos. No entanto, há indícios de que as adolescentes foram coagidas a omitir os crimes.

  • Exames confirmaram os abusos: Exames periciais confirmaram os estupros, resultando no desarquivamento do caso. A partir disso, a Polícia Civil obteve novas provas que fundamentaram o pedido de prisão preventiva.

  • Nova investigação e tentativa de obstrução: Em 2024, Jacinto passou a ser investigado por uso indevido do cargo enquanto presidente da Câmara para atrapalhar outra investigação de estupro, envolvendo um ex-vereador da cidade.

  • Provas extraídas de celular e depoimentos: O caso voltou à tona após o surgimento de áudios extraídos do celular de uma das vítimas e depoimentos de profissionais do CRAS, revelando a gravidade dos abusos e a tentativa de obstrução da Justiça.

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.