- PF investiga financiamento eleitoral por facção criminosa em Teresina
- Vereadora eleita é suspeito de ligação com organização criminosa em Teresina
- Polícia apura lavagem de dinheiro e violação da integridade democrática no Piauí
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Escudo Eleitoral para investigar o suposto financiamento de campanha eleitoral por facção criminosa em Teresina. A operação inclui mandados de busca e apreensão após indícios de vínculo entre a vereadora eleita Tatiana Medeiros (PSB) e lideranças da facção criminosa Bonde dos 40 em Teresina.
O Que Aconteceu
- Operação Escudo Eleitoral: A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) operação para apurar a atuação de facção criminosa no financiamento da campanha da vereadora eleita Tatiana Medeiros (PSB) em Teresina. As apurações começaram após o resultado das eleições, quando surgiram indícios de vínculos a vereadora eleita e a facção criminosa Bonde dos 40.
- Mandados Cumpridos: Os policiais federais cumprem quatro mandados judiciais de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, autorizados pelo 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral. Um dos mandados foi cumprido na sede do Instituto Vamos Juntos, na avenida Boa Esperança, na zona norte de Teresina. A instituição foi fundada pela vereadora eleita Tatiana Medeiros.
- Crimes Investigados: A operação apura crimes de lavagem de dinheiro vinculados à organização criminosa, com potencial de comprometer a integridade do processo eleitoral. A suspeita é que o Instituto Vamos Juntos tenha sido usado para lavar dinheiro da campanha da vereadora eleita em Teresina.
- Namorado Indiciado: Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora eleita, foi indiciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa na Operação Denarc 64 deflagrada no dia 14 de novembro em Teresina. Ele foi preso pela Polícia Civil do Piauí em um hotel em Belo Horizonte (MG).
- Dinheiro Apreendido: Na Operação Escudo Eleitoral os policiais federais apreenderam cerca de R$ 100 mil em espécie durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Teresina.
- Fotos: Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal





