Polícia prende líderes do tráfico na “rota caipira” no Piauí e mais dois Estados

O grupo criminoso trazia droga para o Brasil através da Bolívia
Redação PI24h Redação PI24h
  • Policiais cumpriram 18 mandados de prisão e de busca e apreensão no País
  • Os mandados foram cumpridos no Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul
  • Operação se deu após a prisão de Laércio Batista no interior de São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas, deflagrou a operação Draco 96 “Rota Caipira” na manhã desta terça-feira, dia 27, para cumprir 18 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar no Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os mandados integram inquéritos policiais que apuram os crimes de constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante a ação foram presos líderes e operadores financeiros do esquema, apreendidos valores e bens obtidos como proveito do crime e documentos relacionados ao fatos investigados pela Polícia Civil. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Campo Maior [6]; Teresina [2]; Altos [1]; Coivaras [1] Piripiri [1]; Corumbá-MS [3]; Carapicuíba-SP [2]; Osasco-SP [1] e no sistema penitenciário de São Paulo [1].

A investigação foi conduzida pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. As buscas e prisões foram cumpridas com apoio da Polícia Civil de São Paulo e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Preso Draco
Polícia Civil cumpre mandado de busca na operação Draco 96. Foto: Divulgação

Entenda o Caso

Após a prisão do piauiense Laércio Batista, no interior de São Paulo, a Polícia Civil do Piauí identificou o núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no país, pela via popularmente conhecida como “rota caipira”.

Laercio foi preso em outubro do ano passado, responde a vários processos por crimes violentos, e, no sistema prisional, passou a integrar uma facção criminosa com origem com origem em São Paulo.

Draco 96
Polícia Civil cumpre mandado de busca na operação Draco 96. Foto: Divulgação

Ao conseguir localizar e prender esse foragido em São Paulo, a Polícia Civil obteve informações relevantes sobre a estrutura financeira da organização criminosa.

Essa engenharia financeira permitia o pagamento de drogas que entravam no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a operação logística necessária para transportar essa droga ao sudeste do país e estados nordestinos de destino final.

  • Vídeo: Policiais cumprem mandados durante a operação Draco 96
Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias