Piauí lança pacto para redução de mortes no trânsito em 50%

Programa tem como meta a redução do número de mortes no trânsito em 50% até 2030
Redação PI24h Redação PI24h

O Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito no estado será lançado nesta terça-feira, dia 10, às 11h30, em solenidade no Palácio do Karnak. O programa tem como meta a redução do número de mortes no trânsito em 50% até 2030.

A iniciativa reúne setores da sociedade e órgãos governamentais para a promoção da educação, fiscalização, infraestrutura viária e conscientização da população para redução dos índices de mortes nas ruas e estradas. O pacto também prevê a criação de uma plataforma estadual de informações sobre acidentes, que permitirá o monitoramento constante da situação e a adoção de medidas mais eficazes para a redução dos índices de violência no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) exercerá papel central na execução das estratégias integradas do programa. O órgão promoverá ações educativas em escolas das redes municipais, estaduais e privadas; fomentará a regularização da documentação de veículos e intensificará a fiscalização para aplicação correta dos cursos teóricos e práticos para formação de novos condutores.

Além disso, o Detran atuará para regularização e municipalização do trânsito nas maiores cidades do estado, visto que mais de 90% dos municípios não realizou a integração junto ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O órgão tem como meta, sobretudo, o lançamento de unidade móvel para oferecer à população a oportunidade de regularizar CNHs e documentos de veículos nos 224 municípios.

Principais metas do Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito: Reduzir os óbitos causados por acidente de trânsito no Piauí; Melhorar os índices relativos aos acidentes de trânsito do Piauí em relação aos demais estados da federação; Aumentar o número de municípios piauienses com o trânsito municipalizado; Aumentar o número de pessoas aptas e legalizadas a conduzirem veículos; Aumentar o número de pessoas conscientes sobre as regras de trânsito seguro; Reduzir as despesas com internação decorrentes do atendimento às vítimas dos acidentes de trânsito no Piauí.

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias