A Eletrobras assinou nesta segunda-feira, dia 04, contrato com a Infraestrutura Brasil Holding XX, controlada por fundos geridos pela Pátria Investimentos, para a venda de 49% do capital social de Sociedades de Propósito Específico (SPEs) Chapada do Piauí I e Chapada do Piauí II.
As participações estavam contabilizados em R$ 222 milhões no terceiro trimestre de 2023, sendo que em 2022 eles geraram um prejuízo por equivalência patrimonial de R$ 9,8 milhões. Os demais aspectos da transação estão cobertos por cláusulas de confidencialidade.
Após avaliação do portfólio e diante da proposta apresentada pelo Pátria, a Eletrobras, buscando a otimização de sua alocação de capital, decidiu confirmar a venda através do exercício de seu direito de venda conjunta (tag along), nos termos do acordo de acionistas firmado entre Eletrobras e ContourGlobal, sócia majoritária em ambas as sociedades.
Eletrobras
O complexo Chapada do Piauí I está localizado no sul do Piauí, nos municípios de Marcolândia, Padre Marcos e Simões e é composto por sete Parques Geradores Eólico. São eles: Ventos de Santa Joana IX, Ventos de Santa Joana X, Ventos de Santa Joana XI, Ventos de Santa Joana XII, Ventos de Santa Joana XIII, Ventos de Santa Joana XV, Ventos de Santa Joana XVI. O complexo reúne 115 aerogeradores com capacidade instalada de 205,1 MW.
O complexo Chapada do Piauí II está localizado no sul do Piauí, em Marcolândia e Caldeirão Grande do Piauí e é composto por seis Parques Geradores Eólicos. São eles: Ventos de Santa Joana I, Ventos de Santa Joana III, Ventos de Santa Joana IV, Ventos de Santa Joana V, Ventos de Santa Joana VII e Ventos de Santo Augusto IV. O complexo reúne 100 aerogeradores com capacidade instalada de 172,40 MW.
Ao todo, os dois complexos eólicos são compostos por 15 SPEs que totalizam capacidade instalada de 377,5 MW.