Estudante de escola pública é 1° lugar em Medicina na Ufpi

Francisco Rafael é aluno do Ceti Cônego Cardoso no município de Castelo do Piauí
Redação PI24h Redação PI24h Notícias
Francisco Rafael
Francisco Rafael Gomes Lima. Foto: Divulgação

O estudante Francisco Rafael Gomes Lima, do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, no município de Castelo do Piauí, foi aprovado em 1º lugar de cotas no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) – Campus Ministro Petrônio Portella.

  • Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x

Para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Rafael também acompanhou as revisões do Pré-Enem Seduc.

“Depois que eu vi aonde a Educação poderia me levar, fui só buscando mais conquistas. Antes eu não gostava das disciplinas de Ciências da Natureza, só gostava de Biologia, mas aí comecei a gostar de Física e me apeguei, principalmente porque foi uma das matérias sensacionais que eles tiveram a ideia de colocar na Olimpíada Nacional de Ciências, que realmente é muito legal”, contou Francisco Rafael.

“Então, com a ajuda dos meus professores, me dediquei a essa e outras olimpíadas que me ajudaram muito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora que passei para Medicina, vou conseguir dar uma boa vida à minha família, que é o principal pilar de tudo isso”, completou o estudante da rede pública de ensino do Piauí.

O estudante acumula cinco medalhas de bronze em Olimpíadas do Conhecimento, entre elas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O ano de 2022 foi de muita dedicação nos estudos e conquistas para o estudante. Ele foi medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química – etapa estadual (OBQ-PI), medalha de bronze na Obmep e a última conquista foi medalha de bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira.

5 Mil

Em 2023, mais de 5 mil estudantes egressos de escolas da rede pública estadual foram aprovados em vestibulares das instituições de ensino superior públicas. No Piauí, foram 8.458 vagas ofertadas nessas instituições, sendo 6.253 pelo Sisu e 2.205 vagas no vestibular 2023 do Instituto Federal do Piauí (Ifpi).

“Estamos muito felizes com os resultados do Sisu. Em fevereiro comemoramos a aprovação de mais de 1.870 estudantes da nossa rede, aprovados no vestibular do Ifpi. Hoje, com a divulgação do resultado do Sisu, o número total de aprovações chegou a 5 mil. E esses números ainda vão aumentar com a segunda chamada do sistema e os resultados do ProUni”, comemorou Washington Bandeira.

Share This Article