A Lagoa da Jansen, cartão postal São Luís, está irreconhecível! O lugar que tempos atrás encantou moradores e turistas agora está tomada por lama e esgoto registrando um dos menores níveis dos últimos tempos na capital do Maranhão.
O problema começou quando o sistema de comportas que controla o nível de água parou de funcionar há cerca de uma semana. Os moradores da região reclamam do mau cheiro. A área recebe esgoto sem tratamento. O problema está no canal que abastece a Lagoa da Jansen.
O primeiro trecho do canal construído originalmente na década de 70 sofreu um rebaixamento e causou um desencontro com o trecho novo criado na década de 90.
Ao abrir as comportas, a água que deveria aumentar o nível da lagoa está escapando do canal. “Esse fato que está causando isso é novo. Pelo fato de estar enterrado o canal subterrâneo a gente não teria como detectar mesmo com o monitoramento que a gente faz”, disse Fabiano Junqueira Ayres, secretário adjunto de Infraestrutura do Maranhão, em entrevista ao JMTV 2ª Edição.
A previsão de conclusão da obra de recuperação do canal é de 60 dias. Enquanto isso, o local seguirá degradado, com sujeira, poluição e animais mortos em São Luís.