Chesf volta a aumentar vazão após Boa Esperança atingir 83%

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta segunda-feira, dia 03, que em virtude das fortes chuvas ocorridas durante a manhã na Bacia do Rio Parnaíba, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança atingiu, às 7h, a cota 303,18 e um armazenamento correspondente a 83,8% de Volume Útil.

Em decorrência da continuidade da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e, visando ainda a manutenção de volume de espera para controle de cheias, as vazão da água foi elevada de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, desde às 14h, devendo permanecer com este valor até nova reavaliação.

A Chesf ressaltou que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

Destacou, ainda, que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.

Floriano.. O rio Parnaíba transbordou nesta segunda-feira, dia 03, e alagou a avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão, no município de Floriano, a 248 km de Teresina.

Em um vídeo, é possível ver a avenida inundada pelo rio que ultrapassou a via e invadiu o conhecido Campo da Rua 07. A enchente atinge os bairros São Cristovão, Matadouro e Bosque Santa Teresinha.

De acordo com a Cprm, a previsão é que o rio atinja 9,56 metros, acima do cota de inundação de 8,98 metros, nesta terça-feira, dia 04.

  • Vídeo: Rio Parnaíba transborda e alaga avenida em Floriano
Share This Article
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias