“A inveja se dirige a alguém próximo”, diz Leandro Karnal

Redação PI24h Redação PI24h

O historiador e professor Leandro Karnal falou ao Café Filosófico, da TV Cultura, em parceria com o Instituto Cpfl, sobre as características da inveja. A primeira destacada pelo pensador é a proximidade. A inveja exige que a pessoa a invejar esteja próxima, é o que aponta Karnal.


“A primeira característica da inveja, além de ser envergonhada, é que ela jamais se refere a alguém distante, sempre a alguém próximo”, contata Karnal.

“Ninguém aqui nesta sala hoje, ou no nosso auditório, tem qualquer inveja das conquistas de Júlio César. A grande carreira de 16 anos no poder de Napoleão não causa dores. ‘Que raiva eu tenho de Napoleão, que conquistou grande parte da Europa’. Ninguém diz isso. Mas o cunhado. O vizinho. A síndica. O colega de trabalho”, completa Karnal.

Ele lembra que uma pesquisa americana aponta que o mais importante para o invejoso não é o quanto ganha, mas ganhar mais do que aqueles que o cercam.

“A inveja se dirige a alguém próximo. Eu perdoo o sucesso de alguém distante. Eu jamais perdoo o sucesso de alguém próximo. Quanto mais próximo pior porque estabelece o dado da comparação. Não importa o quanto eu ganho, diz uma pesquisa famosa americana, importa que eu ganhe mais do que as pessoas ao meu redor”, afirma Karnal.

Compartilhar
Compartilhar:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias