Garis e jornalistas podem agendar vacinação contra Covid-19

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro Notícias
Vacina Covid-19
Vacinação contra Covid-19. Foto: Divulgação / Cremerj

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, anunciou nesta sexta-feira, dia 11, que garis, jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros de saúde serão vacinados na próxima semana contra a Covid-19.

- Publicidade -

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, o cronograma foi ajustado de acordo com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que estabeleceu porcentagens dos lotes de doses recebidos para diferentes grupos.

Destes, 20% foram destinados ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez estabeleceu algumas categorias que serão atendidas de acordo com a ordem de risco de contaminação e transmissibilidade.

“Às 18h de hoje, o sistema será aberto para agendamento de jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros municipais de saúde. Eles devem acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e realizar seu agendamento”, explicou Gilberto.

Para ter direito à vacina, os profissionais da imprensa devem comprovar o vínculo trabalhista e estar na ativa. No ato da imunização, eles devem apresentar um documento atual que comprove que estão no exercício da função, além do registro na Delegacia Regional de Trabalho (DRT).

- Publicidade -

Para oficiais de justiça e conselheiros de saúde, basta a apresentação de um documento que comprove sua função. Já os garis serão vacinados em pontos estratégicos, a serem acertados com a empresa prestadora do serviço de limpeza pública.

Também às 18h será reaberto o agendamento para grupos prioritários, correspondente a 30% das doses. São eles: pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down ou transtorno do expecto autista, trabalhadores da educação, trabalhadores da saúde e estagiários da saúde. Assim como das vezes anteriores, o agendamento também será feito pelo site Vacina Já.

Já as vacinas para a população em geral, correspondentes a 50% das doses, serão aplicadas por meio do esquema de drive thru. Na segunda-feira, dia 14, será a vez das pessoas de 52 e 53 anos; já na terça-feira, dia 15, serão vacinadas as pessoas de 50 e 51 anos. “Mais detalhes, como locais de aplicação, serão divulgados posteriormente”, diz o gestor.

- Publicidade -

“Estamos muito felizes em poder avançar na vacinação de Teresina com novas pessoas sendo beneficiadas seja pela idade ou por prioridades. Como prefeito de Teresina o meu desejo é que logo todos possam ser imunizados e estamos trabalhando para agilizar a vacinação toda vez que recebemos novas doses, diz Dr. Pessoa.

Compartilhe
Siga:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor dos portais Senadinho e Piauí 24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Comentarista na Rede Meio Norte.