Trabalhadores da limpeza paralisam atividades em Teresina

Serviços de coleta de lixo, capina e varrição estão suspensos em Teresina
Redação PI24h
  • Trabalhadores suspendem limpeza pública por 24h em toda a Teresina
  • Categoria cobra salários e benefícios atrasados pelo Consórcio EcoTeresina
  • Consórcio EcoTeresina alea atraso nos repasses da Prefeitura de Teresina

Serviços de limpeza pública foram suspensos em todas as zonas de Teresina nesta terça-feira (10). Trabalhadores paralisaram as atividades por 24h em protesto contra atrasos salariais, falta de vale-alimentação e vale-transporte. O sindicato ameaça greve se não houver resposta imediata da Prefeitura ou do consórcio EcoTeresina.

O Que Aconteceu

  • Paralisação de 24h: Desde a madrugada, não há coleta de lixo, capina ou varrição nas zonas Norte, Sul, Leste e Sudeste de Teresina. Segundo os trabalhadores do setor, a paralisação tem duração inicial de 24h.

  • Reivindicações dos trabalhadores:
    O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jônatas Miranda, informou que a categoria cobra: Pagamento do salário de maio; Vale-alimentação e vale-transporte; Fim dos atrasos recorrentes por parte das empresas terceirizadas.

  • Imbróglio entre empresa e Prefeitura: Segundo o sindicato, o vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos) afirmou que a Prefeitura não tem dívidas com o consórcio EcoTeresina, formado pelas empresas Recicle e Aurora. Por outro lado, o consórcio alega inadimplência da gestão municipal.

  • Posicionamento da Prefeitura: Em nota, a Prefeitura de Teresina declarou não possuir pendências financeiras em 2025 com o consórcio e que mantém um contrato emergencial para garantir a limpeza urbana até a conclusão de um novo edital definitivo.

  • Risco de greve: O presidente do sindicato afirmou que, caso não haja uma solução ainda nesta terça-feira, será convocada uma assembleia extraordinária que pode deflagrar greve por tempo indeterminado.

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.