- Onça-pintada arrasta boi em rio e impressiona grupo de turistas no Pantanal
- Felino é monitorado há anos e conhecido como “Ti” pelos guias da região
- Cenas reforçam a força e instinto da onça, espécie símbolo da fauna brasileira
Uma onça-pintada foi flagrada arrastando um boi pela correnteza de um rio no Pantanal mato-grossense, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, no último domingo (18). O impressionante registro foi feito pelo fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda, que acompanha o animal há anos.
O Que Aconteceu
- Registro impressionante da fauna pantaneira: A cena ocorreu em um trecho de rio a cerca de 100 km de Cuiabá. A onça, conhecida como “Ti”, aparece quase submersa, enquanto arrasta um boi abatido. Em seguida, o animal leva a presa até a margem do rio, onde começa a se alimentar.
- Onça é conhecida por guias e turistas: A onça “Ti” tem 11 anos e é acompanhada desde os 6 anos por Branco Arruda, guia de turismo da região. Segundo ele, o comportamento predatório do felino sempre impressiona os visitantes: “Ela sempre dá esse show. Estava deitada, sentiu o cheiro do boi e deu o bote. Foi uma cena forte e natural”, contou.
- Identificação pelos padrões únicos das pintas: Branco explicou que, assim como impressões digitais humanas, as pintas das onças são únicas, o que permite aos guias e pesquisadores identificar cada indivíduo. “Reconheço a Ti pelas marcas do corpo e da face”, disse o fotógrafo.
- Repercussão e importância ambiental: O vídeo rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais e chama atenção para a riqueza do bioma Pantanal e a importância da preservação das espécies. A onça-pintada é o maior felino das Américas e símbolo da biodiversidade brasileira.