- Turismo no PIB: meta de elevar a participação de 3% para 10%
- Ensino técnico obrigatório: todas as escolas estaduais de ensino médio
- Projeto de recuperação de celulares roubados reduz criminalidade
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou de uma webinar promovido pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), onde apresentou metas e ações estratégicas de sua gestão. Entre os principais destaques estão o aumento da participação do turismo no PIB do Piauí, expansão da educação em tempo integral com ensino técnico e iniciativas voltadas para atração de investimentos, empregabilidade e energia limpa. Rafael também foi elogiado por sua atuação inovadora e pela visão de desenvolvimento com inclusão social.
O Que Aconteceu
- Aposta no turismo como motor de crescimento: O governador anunciou que quer elevar a participação do turismo no PIB do estado de 3% para 10%. Para isso, vai garantir voos diários para Parnaíba e São Raimundo Nonato, conectando essas regiões ao restante do país.
- Estratégia para o desenvolvimento: Rafael defendeu um crescimento econômico sustentável acelerado, com foco em três pilares: abertura econômica, estabilidade duradoura e super choque educacional e tecnológico.
- Educação como prioridade: Segundo o governador, o Piauí universalizou o ensino médio em tempo integral nas 512 escolas estaduais e tornou obrigatória a formação técnica em áreas estratégicas como Turismo, Marketing Digital, Agrotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas.
- Tecnologia e segurança pública: O Piauí virou referência nacional com o projeto de recuperação de celulares roubados, que devolveu mais de 13 mil aparelhos e reduziu em 50% os roubos de celulares.
- Internacionalização e energia limpa: Missões internacionais para atrair investidores, apoio ao empreendedorismo via Investe Piauí, produção de energia: o estado produz 7 vezes mais energia do que consome, com 99% de energia limpa.