- Menina de 12 anos com anemia falciforme morre por dengue no Piauí
- Estado confirma primeira morte pela doença registrada em 2025
- Mais de 1.700 casos prováveis e 840 confirmações neste ano no Piauí
O Piauí confirmou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é uma menina de 12 anos, moradora do município de Nazaré do Piauí, que estava internada há quatro dias em Floriano e sofria de anemia falciforme, uma condição de saúde que agravou o quadro clínico. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde.
O Que Aconteceu
- Primeira morte por dengue em 2025: A vítima foi uma criança de 12 anos com diagnóstico de anemia falciforme, uma comorbidade que compromete a produção de hemoglobina e agrava infecções. A menina morreu no dia 28 de fevereiro, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, após complicações decorrentes da dengue.
- Confirmação da Secretaria de Saúde: A informação foi divulgada por Maria Gracileia Oliveira, secretária de saúde de Nazaré do Piauí, município onde a menina residia. A identidade da vítima não foi divulgada para preservar a família.
- Dados atualizados da dengue no Piauí: Segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até 21 de março de 2025, o estado já contabilizava 1.783 casos prováveis e 840 casos confirmados de dengue. Em 2024, o Piauí registrou mais de 15 mil casos e 24 mortes, sendo o maior número de óbitos da última década.