Piauí realiza Dia D de Combate à dengue em Miguel Alves

Este fim de semana acontece mobilização nacional no combate à doença
Redação PI24h Redação PI24h
  • Ação educativa aconteceu em ponto público da cidade
  • Confira oito ações para combater o mosquito
  • A Sesapi está atuante em 224 municípios

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participaram, na manhã deste sábado (02), das ações de mobilização nacional pelo Dia D contra à dengue. No Piauí, a ação foi desenvolvida em dois momentos: o primeiro em Teresina na última sexta-feira (01) em ação conjunta da Sesapi, Seduc, Defesa Civil e FMS no CETI José Pereira da Silva, no Parque Brasil II, e neste sábado a ação acontece junto às equipes de saúde do município de Miguel Alves.

Os trabalhos deste sábado tiveram início com uma vistoria no Hospital Municipal Pedro Vasconcelos, de Miguel Alves. Após a visita dos agentes de endemias em busca de possíveis focos do mosquito transmissor na unidade de saúde, a ação educativa foi levada para o mercado Antônio Policárpio. Lá, os órgãos de saúde estimularam a conscientização junto aos moradores.

As atividades do dia D entram para lista de esforços que a Sesapi e o Ministério da Saúde têm trabalhado, junto aos municípios, para a redução do número de casos de dengue que vem apresentando crescimento nas últimas semanas epidemiológicas. De acordo com o último boletim epidemiologico, emitido pela secretaria, o Piauí apresentou um aumento de 33,3% nos casos notificados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca que a Sesapi já vem trabalhando com os 224 municípios, ações contra a dengue.

“Tivemos a abertura do dia D estadual ontem em Teresina, hoje estamos em Miguel Alves, mas a secretaria já vem focando as ações em todo o estado. Na última semana estivemos no Sul do estado capacitando profissionais da saúde e já estamos trabalhando, através das nossas regionais de saúde, para agir junto aos municípios. Precisamos do trabalho conjunto de todas as esferas para reduzirmos de forma efetiva os casos”, disse a coordenadora de epidemiologia da Sesapi.

A agente comunitária de saúde, Edissandra Maria Vaz, destaca a importância da população cooperar com o trabalho dos agentes de saúde.

A população precisa abrir sua porta, além de fazer sua parte, apenas 10 minutos do seu dia são suficientes para você da uma olhada em casa e eliminar possíveis criadouros. Mais de 75% dos criadouros são identificados em espaços residenciais, então ter o apoio da população é essencial nesse trabalho”, destaca a agente.

A presidente do Cosems e secretária de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destaca que a ação do dia D é apenas o início de um trabalho que deve ser levado a todos os municípios durante todo o ano.

Precisamos que os 224 municípios trabalhem no enfrentamento à dengue, incentivando a participação tanto do poder público, através dos órgãos de saúde, como da população, cuidando de suas casas e fazendo sua parte no enfrentamento aos criadouros”, afirmou.

Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa:

👉🏾Mantenha a caixa d’água bem fechada
👉🏾Receba bem os agentes de saúde e os de endemias
👉🏾Amarre bem os sacos de lixo
👉🏾Coloque areia nos vasos de planta
👉🏾Guarde pneus em locais cobertos
👉🏾Limpe bem as calhas de casa
👉🏾Não acumule sucata e entulho
👉🏾Esvazie garrafas PET, potes e vasos

Compartilhar
Siga:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias