A paciente Rosa Maria de Sousa, 81, morreu nesta segunda-feira, dia 20, após ser transferida do Hospital do Dirceu – atingido por um incêndio – para o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).
- Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x
Segundo uma irmã da paciente, a idosa deu entrada no Hospital do Dirceu com pressão alta e estava em recuperação quando acabou inalando fumaça do incêndio que atingiu a unidade de saúde no último domingo, dia 19.
A irmã relatou ainda que a paciente ficou cerca de 30 minutos dentro do hospital inalando fumaça durante o incêndio, antes de ser levada para fora e em seguida socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Rosa Maria estava acompanhada de duas cuidadoras durante o incêndio e, segundo a irmã, teria sido encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas “não aguentou e morreu antes” em uma enfermaria no HU.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a paciente apresentou quadro de insuficiência renal, respiratória, pneumonia bilateral e infecção generalizada [sepse].
A FMS alega ainda que a paciente recebeu atendimento médico imediato e passou por todos os procedimentos de UTI. A equipe médica do HU informou que a causa da morte não está relacionada a transferência da paciente ou inalação de fumaça do incêndio do Hospital do Dirceu.