Hospital Justino Luz realizou 20 cirurgias neurológicas em Picos

Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, ampliou a realização de procedimentos de alta complexidade a partir da abertura do serviço de Neurocirurgia na unidade. Implantado em fevereiro deste ano, o setor já realizou 20 neurocirurgias. A ação faz parte de um plano do Governo do Estado de descentralização dos serviços de alta complexidade.

Segundo o coordenador da Neurocirurgia do HRJL, o neurocirurgião Elton Bezerra, a equipe realiza procedimentos de urgências e considera positivo esse início. “Estamos muito felizes. Já são 20 cirurgias e 124 pareceres neurocirúrgicos”.

O neurocirurgião, que também coordena o serviço no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), destaca que há seis anos o HUT recebia todo e qualquer trauma neurocirúrgico do Piauí. “Esses 20 pacientes chegariam em Teresina, alguns sem condição de operar porque já estariam em morte encefálica e outros com sequelas gravíssimas provocadas por conta da demora na cirurgia. Então são 20 vidas salvas em um mês”.

As cirurgias bucomaxilofacial, provocadas por trauma, recebem um parecer do setor de neurocirurgia e são realizadas por outra equipe especializada, também no Hospital de Picos. “Esse avanço melhora muito a situação do paciente que se acidenta na macrorregião de Picos”, finalizou o coordenador.

Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias