Transporte Eletivo alcança 880 mil pessoas no Piauí

A iniciativa é executada pelo Governo do Estado, por meio da Sesapi
Alessandra Fonseca
  • Mais de 880 mil atendimentos a pacientes do SUS em 9 anos
  • Transporte gratuito e climatizado para quem precisa de atendimento médico
  • 23 municípios atendidos com rotas diárias e mais de 4.800 viagens só em 2024

Completando nove anos de funcionamento neste mês de maio, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE) já realizou mais de 880 mil atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. O programa garante transporte gratuito e adaptado entre 23 municípios da região Entre Rios e Teresina, onde os pacientes realizam tratamentos de alta complexidade. A iniciativa é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e gestão da Associação Reabilitar.

O Que Aconteceu

  • 9 anos de serviço público que conecta saúde e cidadania: Criado para facilitar o acesso a tratamentos médicos em Teresina, o Serviço de Transporte Eletivo (STE) atua desde 2015 como ferramenta essencial para garantir o direito à saúde no Piauí. Com 20 rotas diárias, atende 23 municípios da região Entre Rios, assegurando deslocamento digno e seguro a pacientes do interior.

  • Quase 1 milhão de atendimentos a pacientes do SUS: O sistema já atendeu 880 mil pessoas, segundo dados da Sesapi. Em 2024, só no primeiro quadrimestre, foram registradas 4.800 viagens, com pacientes em deslocamento para consultas, sessões de hemodiálise, terapias para autismo, exames e outros procedimentos médicos. .
  • Frota moderna, acessível e com gestão qualificada: O STE conta com 23 micro-ônibus com ar-condicionado, todos adaptados para pessoas com deficiência. Os veículos passam por higienização diária, são monitorados por sistema de rastreamento via satélite e têm capacidade para até 26 passageiros por viagem.
  • Como funciona o agendamento: Para ter acesso ao transporte gratuito, o paciente deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, apresentar o comprovante da marcação do procedimento médico no SUS e solicitar o agendamento.

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Repórter de política com olhar atento aos bastidores do poder com experiência em coberturas dos poderes Executivo e Legislativo. Com passagens por portais de notícia em Teresina, hoje acompanha, com faro jornalístico aguçado, os movimentos da política no Piauí e no Brasil.