- Tropas federais chegam a Portland após ordem de Donald Trump
- Presidente citou Antifa e autorizou “força total” contra manifestantes
- Mobilização repete ações em Los Angeles e Washington, DC
Novas imagens divulgadas neste sábado (27) mostram agentes federais chegando a Portland, no estado do Oregon, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que mobilizaria tropas para a cidade. Vídeos da emissora KPTV registraram veículos do Departamento de Segurança Interna (DHS) levando agentes mascarados pelas ruas.
O Que Aconteceu
- Justificativa de Trump: O presidente afirmou que Portland está “devastada pela guerra” e que a ação busca proteger instalações de imigração e fiscalização alfandegária contra grupos como a Antifa e outros “terroristas domésticos”.
- Ordem presidencial: Em postagem nas redes sociais, Trump disse que, a pedido da secretária de Segurança Interna Kristi Noem, instruiu o secretário da Guerra, Pete Hegseth, a fornecer tropas e autorizou o uso da “força total, se necessário”.
- Pronunciamento do DHS: A porta-voz Tricia McLaughlin declarou que a mobilização ocorre após “semanas de tumultos violentos nas instalações do ICE”, a agência de imigração, e ataques contra agentes federais.
- Mensagem contra Antifa: McLaughlin reforçou que o governo não permitirá que “terroristas domésticos” impeçam a atuação do DHS: “Aqueles que tentarem serão responsabilizados”, disse.
- Ações anteriores de Trump: O envio de tropas a Portland segue a mesma linha de medidas já adotadas em Los Angeles (junho) e Washington, DC (agosto). Trump também ameaçou intervir em outras cidades governadas por prefeitos democratas, como Baltimore e Chicago.