O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira, dia 28, foi lembrado e apoiado pela deputada Flora Izabel (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
No âmbito estadual, o dia do orgulho LGBTQIA+ também ficou instituído para 28 de junho, através de Projeto de Lei de 2010, de autoria da deputada Flora Izabel, o qual justifica a importância dessa data afirmando que, à época, “vários Estados já criaram o Dia de Combate à Homofobia no calendário oficial”.
“No Piauí é um anseio dos ativistas homossexuais [a instituição da data], em que serão realizadas atividades de combate à toda forma de discriminação como um princípio constitucionalmente garantido de respeito aos direitos humanos”, destacou Flora.
A deputada, em evento de Assinatura Coletiva do Termo de Adesão ao Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTFóbica, relembrou que sua luta contra o preconceito e discriminação começou há 18 anos, quando, na Câmara Municipal de Teresina, conseguiu aprovar que fosse incluído “na Lei Orgânica do Município de Teresina como direito fundamental – assim como saúde, educação e segurança – o direito à orientação sexual”.