Depois de quase um mês, Teresina registra morte por Covid-19

Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para Covid-19 foram positivos em Teresina
Covid-19
Internação por Covid-19. Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou uma morte por Covid-19 em Teresina. Os dados correspondentes ao período de 14 a 20 de maio de 2023. No mesmo período, um paciente do interior morreu por influenza H1N1.

  • Receba notícias em 1ª mão. ☝🏽 Clique e entre agora no grupo fechado do PI24h no WhatsApp. 👉🏼 https://pi24h.com/gz5x

Segundo as informações divulgadas pela FMS, a última morte por Covid-19 em paciente residente em Teresina tinha ocorrido há quase um mês. Já o paciente com gripe H1N1 era residente no município de Barras, mas faleceu no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.

O painel é elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do município de Teresina (Cievs). Os dados do painel indicam também que, embora as síndromes gripais, os casos confirmados e as internações hospitalares tenham se mantido estáveis, a demanda e a taxa de positividade dos testes diagnósticos mostram necessidade de atenção.

“Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para Covid-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer – o que reforça a necessidade de vacinação dos teresinenses, tanto com a vacina contra a Covid Bivalente, quanto com a vacina contra gripe”, alertou Walfrido Salmito, infectologista e Diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Além da gripe e Covid-19, Teresina tem registrado uma circulação intensa do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Este vírus é responsável por infecções graves – especialmente em crianças asmáticas, e seu aumento tem ocorrido em todo o Brasil, causando superlotação de unidades de terapia intensiva infantis também em outros Estados.

Share This Article