A enfermeira Rosalina da Costa Brandão, do Hospital Getúlio Vargas (HGV), será a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 no Piauí. Ela tem 52 anos, não possui comorbidades, nunca foi contaminada pelo novo coronavírus e atua na linha de frente de combate à doença no Estado.
O Governo do Estado autorizou o início da vacinação para as 17h desta segunda-feira, dia 18. Os imunizantes serão transportados de São Paulo para Teresina em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Ministério da Saúde começou a distribuir quase seis milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. Das seis milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros, sendo 61.160 ao Piauí. As outras 1.357.640 serão distribuídas no estado de São Paulo.
Estarão presentes no ato o governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.
- Nota do HGV sobre vacinação da Covid-19
A técnica em enfermagem, Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. Ela trabalha há 13 anos no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e está há 10 meses na linha de frente, quando o hospital recebeu os primeiros pacientes com a Covid-19. Rosalina Brandão nunca teve a Covid-19 e não possui comorbidades.
A abertura oficial da Campanha será feita pelo governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.
O diretor-geral, Osvaldo Mendes, disse está satisfeito pelo HGV ter sido escolhido para abrir oficialmente a Campanha de Vacinação no Piauí e os profissionais do hospital serem os primeiros a receberem as primeira doses da vacina.