A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu a informação que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os pacientes vítimas da Covid-19 que serão transferidos de Manaus para Teresina só vai sair da capital do Amazonas às 19h30 desta quinta-feira, dia 14.
A nova previsão de chegada em Teresina é de 0h30 da sexta-feira, dia 15. O voo estava previsto para chegar às 12h; depois às 18h. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou que o atraso no voo se deve a falta de oxigênio na aeronave para transportar os pacientes com segurança.
“A situação de Manaus está tão difícil que o avião previsto para sair de lá às 7h da manhã não conseguiu oxigênio em quantidade suficiente para chegar a Teresina com esses pacientes. Imagine como a situação está crítica. São pacientes que estão sentindo falta de ar. Portanto, é um desespero total. A cidade de Manaus não tem sequer oxigênio suficiente para atender essa demanda”, disse Gilberto.
O diretor do Hospital Universitário (HU), médico Paulo Márcio, garantiu que a unidade de saúde está pronta para receber os 30 pacientes que estão sendo transferidos de Manaus para Teresina.
“O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí, está pronto para receber os pacientes que vem de Manaus, que são cidadãos brasileiros, tem pai, mãe, filhos, e que estão no momento sem poder receber oxigênio”, disse Paulo Márcio.
“O corpo clínico do hospital está pronto, está do nosso lado, e temos o planejamento estratégico para ofertar de maneira segura, correta, justa, todo o material de EPIs, insumos que esses pacientes podem precisar, remédio, exames, estamos prontos”, completou Paulo Márcio.