A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou no início da tarde desta quinta-feira, dia 14, que, em função de problemas de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que traria pacientes com Covid-19 de Manaus para Teresina, o voo sofreu um atraso e a chegada está prevista para as 18h.
O diretor do Hospital Universitário (HU), médico Paulo Márcio, garantiu nesta quinta-feira, dia 14, que a unidade de saúde está pronta para receber os 30 pacientes que estão sendo transferidos de Manaus para Teresina.
“O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí, está pronto para receber os pacientes que vem de Manaus, que são cidadãos brasileiros, tem pai, mãe, filhos, e que estão no momento sem poder receber oxigênio”, disse Paulo Márcio.
“O corpo clínico do hospital está pronto, está do nosso lado, e temos o planejamento estratégico para ofertar de maneira segura, correta, justa, todo o material de EPIs, insumos que esses pacientes podem precisar, remédio, exames, estamos prontos”, completou Paulo Márcio.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, disse que será feita uma triagem com os pacientes ainda dentro do avião e que ambulâncias e uma van estão a postos para a transferência para o HU.
“Vai ser feito uma triagem dentro do próprio avião. O Samu de Teresina tem equipe especializada, treinada, fará a triagem daqueles que tem maior gravidade, que precisam de um suporte maior, encaminharemos nas unidades avançadas de transporte. Nós estamos disponibilizando também uma van de apoio. Não podemos perder tempo com esses pacientes, ao chegarem a equipe vai fazer a triagem para o transporte em ambulância dos que tiverem maior gravidade”, falou Gilberto.
De acordo com o Ministério da Saúde os pacientes transferidos tem média e baixa gravidade para Covid-19.