O diretor do Hospital Universitário (HU), médico Paulo Márcio, garantiu nesta quinta-feira, dia 14, que a unidade de saúde está pronta para receber os 30 pacientes que estão sendo transferidos de Manaus para Teresina.
“O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí, está pronto para receber os pacientes que vem de Manaus, que são cidadãos brasileiros, tem pai, mãe, filhos, e que estão no momento sem poder receber oxigênio”, disse Paulo Márcio.
“O corpo clínico do hospital está pronto, está do nosso lado, e temos o planejamento estratégico para ofertar de maneira segura, correta, justa, todo o material de EPIs, insumos que esses pacientes podem precisar, remédio, exames, estamos prontos”, completou Paulo Márcio.
O diretor garantiu que o hospital tem 20 leitos de UTIs. Outros 10 foram montados, além da ativação de mais 10 leitos de enfermaria no HU. “Nós conseguimos oferecer 20 leitos de UTI caso algum paciente precise de UTI. O Hospital Universitário não vai se furtar a obrigação de cumprir seu papel, e fará de maneira bem feita”, completou o diretor do HU.
De acordo com Paulo Márcio, os pacientes de Teresina que precisarem de leitos para tratamento da Covid-19 serão abrigados nas novas unidades que estão sendo abertas no HU.
“O Hospital Universitário ofertou no momento da crise da pandemia 68 leitos de pacientes Covid. Dos quais, 38 eram leitos não Covid e 30 leitos de UTI Covid. No pico chegamos a 68 leitos, que foram reduzidos e chegaram a 10. Então temos o planejamento para voltar esse quantitativo, nós só precisamos de 30”, completou Carlos Márcio.