O Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), tem apenas 20 leitos disponíveis para receber os 30 pacientes com Covid-19 que estão sendo transferidos de Manaus para Teresina após determinação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a equipe do hospital trabalha em uma corrida contra o tempo para ajustar mais 10 leitos no Posto 1, local que tinha sido desativado diante da redução de demanda em Teresina. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a demanda não vai colapsar o sistema de atendimento em Teresina.
“Essa é uma área do Hospital Universitário que a gente tinha feito a visita ontem e ela estaria isolada a partir de hoje. O que vai acontecer é que alguns pacientes da regulação, que vão fazer cirurgia eletiva, poderão ter esse procedimento suspenso, por enquanto ainda não, mas o que pode acontecer é isso. Esses leitos que esses pacientes de fora ficarão eles foram montados agora, são leitos agora, e não interfere na nossa demanda existente e na nossa oferta disponibilizada”, disse Gilberto.
O gestor disse ainda que será feita uma triagem com os pacientes ainda dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e que ambulâncias e uma van estão a postos para a transferência para o HU.
“Vai ser feito uma triagem dentro do próprio avião. O Samu de Teresina tem equipe especializada, treinada, fará a triagem daqueles que tem maior gravidade, que precisam de um suporte maior, encaminharemos nas unidades avançadas de transporte. Nós estamos disponibilizando também uma van de apoio. Não podemos perder tempo com esses pacientes, ao chegarem a equipe vai fazer a triagem para o transporte em ambulância dos que tiverem maior gravidade”, falou Gilberto.
De acordo com o Ministério da Saúde os pacientes transferidos tem média e baixa gravidade para Covid-19.