Teresina registrou diminuição de 28% nos casos positivos de Covid-19 na terceira semana epidemiológica, que abrange os dias 14 a 20 de 2024. Foi registrada uma diminuição na demanda por testagem antígeno em 24%.
A demanda por testagem RT-PCR também diminuiu em 13% quando comparada com a semana anterior. “Diante disso, vemos um cenário de estabilidade para a Covid-19 em Teresina”, diz o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito.
Dados da FMS mostram que, da segunda para a terceira semana epidemiológica, cresceu o número de internados com ou por Covid-19, de 20 para 29 pacientes. A FMS monitora diariamente os indicadores da Covid-19 no município por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Municipal (Cievs Teresina).
Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2.
A quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com Covid-19, a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas em Teresina.