O promotor Afonso Aroldo Feitosa Araújo, do Ministério Público do Piauí (MP-PI), recomendou a desclassificação da filha e do genro do prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, o Netinho, aprovados em 1º e 2º lugar no concurso para procurados do município da região norte do Piauí.
“Além de casados, os aprovados em 1º e 2º lugar para o cargo de procurador são agentes políticos no município, têm parentesco direto com o prefeito, trabalharam juntos como advogados, também são sócios empresariais”, justifica o promotor Afonso Araújo.
O representante do parquet ironizou a “genialidade” do casal aprovado para as duas únicas vagas disponíveis no concurso sendo a primeira colocada esposa do prefeito e o segundo colocado presidente da Câmara Municipal. “É no mínimo de se surpreender a genialidade do casal, pois, passaram justamente em 1° e 2° colocados para o cargo que só haviam sidos ofertadas duas vagas”, declarou o promotor Afonso Araújo.
Leila Maria Lima Mota é a filha do prefeito e foi aprovada em primeiro lugar, e Ronnivom de Sousa Lima é o parlamentar que passou como segundo colocado no certame para procurador em Assunção do Piauí.
O promotor ainda pediu a desclassificação de Daniel de Sousa Lima e Romário Lima Andrade aprovados, respectivamente, em 1º e 2º lugar para o cargo de analista de controle interno da Prefeitura de Assunção do Piauí. Daniel é irmão e ex-sócio de Ronnivom; e Romário, além de ser funcionário público, foi responsável pela licitação que contratou a banca organizadora do concurso no município do Piauí.
“Ante a todo o arcabouço probatório e os indícios apontados, o MP-PI expediu recomendação ao Prefeito de Assunção do Piauí para que efetuasse juntamente com a comissão a desclassificação dos candidatos”, pediu o promotor Afonso Araújo.