Quem vai ocupar as 8 vagas do Piauí na Câmara em 2026?

Confira como anda a disputa pelas oito vagas da bancada piauiense na Câmara
Ananias Ribeiro

O desenho da bancada federal do Piauí para as eleições de 2026 começa a se definir, mas promete disputas acirradas. O PT deve conquistar três cadeiras, uma a menos que na eleição passada. Os nomes mais fortes são Flávio Nogueira, Dr. Francisco e Zé Santana, todos com projeção acima de 100 mil votos. O PSD, puxado por Georgiano Neto, também deve garantir três vagas. As outras duas devem ficar com Castro Neto e Marcos Aurélio Sampaio. Wilson Martins, agora fora do PT, aparece fortalecido e com boas chances de reeleição. O Progressistas tende a ficar com apenas uma cadeira, tendo o deputado Júlio Arcoverde como favorito, sustentado pelo apoio do senador Ciro Nogueira. Apesar da movimentação de Átila Filho, Júlio desponta como nome mais seguro para manter a sigla representada na Câmara. A oitava vaga segue indefinida e será alvo de uma verdadeira guerra política. Cinco grupos estão na disputa: PT, tentando emplacar Merlong Solano; PSD, caso confirme a filiação de Jadyel Alencar; Republicanos, também apostando em Jadyel, caso ele forme chapa própria; Progressistas, com Átila Filho buscando espaço; Solidariedade, que aposta na força de Franzé Silva. Com cenários tão equilibrados, a reta final da campanha deve ser decisiva para definir quem ficará com o último assento da bancada piauiense em Brasília.


Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.