PEC da Blindagem: Piauí fecha questão em votação na Câmara

10 deputados federais piauienses votam a favor da proposta na Câmara
Ananias Ribeiro

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a investigação de parlamentares e presidentes de partidos suspeitos de crimes. O placar foi de 353 votos a favor e 134 contra. A proposta, que ainda precisa passar por segundo turno antes de seguir para o Senado, estabelece que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com autorização prévia da Casa. A bancada federal do Piauí fechou questão: os 10 deputados votaram a favor da PEC. O presidente da Câmara, Hugo Motta, tentou tirar o peso político da votação: “Não é da direita ou da esquerda”. Críticos alertam que a medida pode abrir brecha para criminosos se esconderem em mandatos, dificultando a ação da Justiça.

Rafael e os vereadores do PT

O governador Rafael Fonteles recebeu, no Palácio de Karnak, a bancada de vereadores petistas de Teresina, dando início à temporada de diálogos com foco nas eleições de 2026. Rafael avalia a capital como peça-chave no seu projeto de reeleição. No encontro, prometeu executar obras e projetos apresentados pelos vereadores, fortalecendo a base na cidade e transformando a Câmara em instrumento estratégico para ações na capital assim como tem sido o OPA e os projetos próprios do Governo.

Rafael - Vereadores
Rafael Fonteles em reunião com vereadores do PT. Foto: Divulgação

Tarcísio-Ciro

“Ótima chapa”, disse o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sobre Tarcísio de Freitas para presidente e Ciro Nogueira na vice em 2026. Com Tarcísio se filiando ao PL e ambos com aval de Bolsonaro. “Quem vai escolher o candidato a presidente e a vice é o Bolsonaro. E o Bolsonaro gosta muito do Ciro. Porque o Ciro foi o único ministro político que ele teve. E o Ciro é um grande articulador, tem toda chance de ser vice, seria muito bom para nós porque ele é do Nordeste, e nós precisamos de força lá”, completou Valdemar.

Ciro Nogueira - Tarcísio de Freitas
Ciro Nogueira e Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

Dobradinha Madura

O senador Ciro Nogueira e o deputado federal Florentino Neto, do PT, fizeram dobradinha nas redes sociais para destacar a nova maternidade Evangelina Rosa. Ciro lembrou que trabalhou a liberação de R$ 25 milhões de emenda da deputada Iracema Portella em Brasília e ganhou elogios de Florentino. “Sou grato pela ajuda do senador Ciro Nogueira. […] Todos juntos pela saúde do nosso povo, esta deve ser a nossa meta”, disse Florentino.

Florentino Neto - Ciro Nogueira
Florentino Neto e Ciro Nogueira. Foto: Divulgação

Bonfim 2028

A deflagração da próxima eleição para prefeito de Teresina foi feita pelo PSB ao lançar Washington Bonfim. O pleito acontece apenas em 2028. Bonfim sai na frente na oposição e antecipa a discussão na base aliada do governador Rafael Fonteles.

Washington Bonfim
Washington Bonfim. Foto: Divulgação

Audiência Marcada

A audiência de instrução do caso da vereadora Tatiana Medeiros, presa em abril por crime eleitoral, deve se estender por pelo menos cinco dias. Ela e outros oito réus começarão a ser ouvidos a partir de 13 de outubro, sob condução da juíza Júnia Feitosa, titular da 1ª Vara Eleitoral. Tatiana foi presa em operação da Polícia Federal, acusada de integrar facção criminosa, compra de votos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e rachadinha. Com 112 testemunhas arroladas, a expectativa é de uma audiência extensa, que pode durar mais de uma semana.

Tatiana Medeiros
Vereadora Tatiana Medeiros. Foto: Divulgação

Falta Luz, Falta Água

O deputado Evaldo Gomes denunciou a situação crítica da falta de energia e água em Beneditinos e José de Freitas. “Agora, além de faltar energia, temos também a falta de água, talvez como consequência disso. Está praticamente impossível para a população viver nessa situação”, disse. O parlamentar apresentou requerimentos à Equatorial e à Águas do Piauí, cobrando soluções urgentes. Ele alertou que o cenário se agrava com a chegada do período mais quente do ano, quando pequenos comerciantes e moradores sofrem prejuízos e riscos à saúde.

Evaldo Gomes
Deputado Evaldo Gomes. Foto: Divulgação

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.