Se a compensação de Themístocles Filho for mesmo disputar uma vaga na Alepi, com o filho Felipe Sampaio assumindo a suplência do senador Marcelo Castro, fica uma questão: ele terá apoio do governador Rafael Fonteles para voltar à Alepi? Com a redução no número de vagas, a linha de corte sobe para 40 mil votos, e Themístocles precisará reconquistar bases eleitorais, inclusive em Teresina, onde sofreu perdas estratégicas, como a derrota do vereador Zé Nito. E o desafio não recai apenas sobre o vice-governador, mas também sobre o MDB. A sigla terá que provar que está preparado para manter protagonismo em meio às mudanças no tabuleiro político, equilibrando interesses internos e externos. Resta saber: o partido está pronto para enfrentar mais essa missão? Consolidar a volta do vice-governador e, ao mesmo tempo, se fortalecer para não perder mais espaço em 2026.
Comando da Alepi
O presidente da Alepi, Severo Eulálio, tem conquistado apoios para se manter no comando da Casa. Em uma eventual reeleição, ele pode garantir mais dois anos na presidência. O impasse está no segundo biênio: o PT não abre mão de retomar o comando, enquanto os emedebistas querem lançar Themístocles Filho, considerado um dos nomes mais fortes e experientes da história do Legislativo.

Opção na Mesa
Os deputados Franzé Silva e Evaldo Gomes em clima de descontração no plenário da Alepi. Apesar da forte ligação com o PT — sendo um dos responsáveis pela construção do partido no Piauí —, Franzé avalia opções partidárias para disputar uma vaga de deputado federal em 2026. Uma opção é o Solidariedade, sigla de Evaldo, que não esconde o interesse em filiar o petista e já sinaliza total apoio ao seu projeto eleitoral.

Anistia Urgente
O senador Ciro Nogueira defendeu a aprovação imediata da anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Na noite de ontem, após meses de pressão de bolsonaristas, a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para um projeto que concede anistia a partir de outubro de 2022. Ciro afirmou que a medida é fundamental para “corrigir injustiças, reconciliar o Brasil e virar a página”.

Novo Nome no TJ-PI
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) deve receber, em breve, seu mais jovem desembargador. O advogado Mário Basílio, de 41 anos, desponta como favorito para a vaga do Quinto Constitucional da OAB-PI. Sem enfrentar resistências, Basílio é considerado “pule de dez” na escolha do governador Rafael Fonteles.

Boicote na Saúde
Em depoimento à CPI do Rombo, a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, revelou que sofre boicote de fornecedores da Prefeitura de Teresina. Segundo ela, empresas só querem repassar medicamentos e insumos se forem pagos os débitos deixados pela gestão Dr. Pessoa. Leopoldina afirmou que não quitou nenhuma dívida do exercício anterior. Diante da denúncia, o vereador Dudu Borges, presidente da CPI, solicitou o balancete das contas da FMS.

Honraria Nacional
O ex-senador João Vicente Claudino será homenageado com a Medalha Rei Pelé, concedida pela Câmara Federal a personalidades que se destacam no incentivo ao esporte. São apenas oito homenageados, além do senador nomes como Zico e Dunga. A indicação foi feita pelo deputado Júlio Arcoverde e aprovada pela Casa. A entrega da medalha está marcada para o dia 11 de outubro, no Salão Nobre da Câmara, em Brasília.

