Ananias Ribeiro

Bastidores da Política

Exoneração no 1º escalão. Timnate Heres deixa Prefeitura de Teresina

Chefe do Gabinete Militar foi exonerado pelo prefeito Silvio Mendes
Ananias Ribeiro

O prefeito Silvio Mendes exonerou o capitão Timnate Heres do cargo de Chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Teresina. Timnate ficou na função por quatro meses e era responsável pela segurança do Palácio da Cidade e do próprio prefeito de Teresina. A equipe liderada por Timnate tinha 40 servidores em cargos como assessor de segurança, assistente de apoio, atendente, servente de gabinete, atendente da junta militar e segurança do Palácio da Cidade. O substituto ainda não foi nomeado. Timnate foi o último nome do primeiro escalão a ser escolhido por Silvio e o segundo a ser exonerado – antes Sarah Meneses tinha se despedido da Semel.

Vai Encarar Essa Lima?

O deputado Francisco Limma disse que Georgiano Neto é o principal adversário de Júlio César na pré-candidatura ao Senado. Sem rodeios mostrou chateação com a perda de bases eleitorais para o companheiro de base do Governo. Disse ainda que a situação pode prejudicar não só Júlio César, mas o governador Rafael Fonteles. Mas não votar em Júlio César é votar em Ciro Nogueira, e não votar em Rafael Fonteles é votar em Margarete Coelho.

Limma
Deputado Francisco Limma. Foto: Thiago Amaral / Alepi

Voo Solo

O governador Rafael Fonteles e o ministro do Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entregam hoje a primeira fase das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Parnaíba. A expectativa é pela presença do prefeito Francisco Emanuel. Na semana passada, ele firmou parceria com o Governo para entregar 407 títulos de terra em Parnaíba.

Nesta Semana

O senador Marcelo Castro deve alterar o prazo para o fim da reeleição de 2034 para 2030. Em novo parecer, o senador deve apresentar como ficarão as eleições a partir de 2028 já que a ideia é unificar os pleitos de vereador a presidente. Para isso, os mandatos de presidente, prefeito, governador e deputados seriam ampliados para cinco anos – a transição começaria em 2026.

Marcelo Castro
Senador Marcelo Castro. Foto: Divulgação / Agência Senado

Vagas na Câmara

A Câmara dos Deputados vota nesta semana a proposta que cria 14 novas vagas de deputados federais – passando de 513 a 527. A ideia é evitar que sete estados percam cadeiras por conta do Censo. O Piauí perderia duas vagas na bancada, saindo de 10 para 8. Um prejuízo de R$ 75,8 milhões em emendas parlamentares por ano. Na Alepi, a perda seria maior, de 30 para 24 deputados no Piauí.

Justa Homenagem

A lista dos homenageados hoje pela Alepi em Oeiras tem nomes de peso da política piauiense como Assis Carvalho, Zeca Diabo, Juarez Tapety e Ubiraci Carvalho. Todos in memoriam e fazendo falta nos seus partidos, municípios, bairros e classes que representaram na política do Piauí.


Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Mais Colunas

Limma crava apoio apenas a Lula e Rafael: “Todos os demais em aberto”

O deputado estadual Francisco Limma (PT) afirmou que possui compromisso apenas com…

Ananias Ribeiro

Rafael defende unidade entre PT, MDB e PSD nas eleições de 2026

O governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre a movimentação de deputados petistas…

Ananias Ribeiro

Deputados petistas lançam Flávio Nogueira ao Senado em 2026

Um grupo de deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, em reunião…

Ananias Ribeiro