Piauí tem “altíssimo risco à saúde” com calor acima de 40ºC

"Estamos falando de um alerta vermelho, de altíssimo risco para a saúde humana", disse o climatologista Werton Costa
Ananias Ribeiro Ananias Ribeiro

O climatologista Werton Costa, assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), falou sobre o alerta de padrão vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as regiões centro norte, sul, sudeste e sudoeste do Piauí.


“As condições atmosféricas para o Piauí estão em um padrão de extremos para temperatura e baixa umidade. […] Estamos falando de um alerta vermelho, de altíssimo risco para a saúde humana, abrangendo a maior parte do Piauí. Um alerta desse padrão de temperatura elevada significa que a temperatura pode superar os 40ºC”, disse Werton Costa.

O climatologista disse ainda que a condição extrema impõe um forte impacto na saúde humana com recomendações que devem ser seguidas por todos no Piauí. “Recomenda-se hidratação, cuidado prioritário para idosos e crianças. Atividades físicas restritas a horários de sol mais ameno. Usar roupas de tons claros e leves. E manter a proteção da pele com uso de filtro solar”, afirmou Werton.

Alerta

O aviso de onda de calor tem vigência até as 18h da próxima segunda-feira, dia 28. Ao todo, 180 municípios piauienses podem ser afetados, incluindo a capital Piauí. A região de Parnaíba – até as proximidades da capital – é a única área livre do alerta no Estado.

A previsão é de uma temperatura 5ºC acima da média no Piauí. O Inmet orienta que em casos graves se acione a Defesa Civil através do telefone 199.

Calor Piauí
Alerta vermelho atinge boa parte do Piauí. Foto: Reprodução
Compartilhar
Compartilhar:
Jornalista e acadêmico de Direito. Editor do portal PI24h. Foi repórter do Portal AZ, 180 Graus e editor do Portal Meio Norte. Editor de política do Jornal Meio Norte. Apresentador e comentarista de política na Rede Meio Norte.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Notícias