EUA adiam deportação de brasileira condenada pelo 8/1

Rosana seria deportada nesta sexta, mas voo foi adiado para segunda (4)

Redação PI24h
  • EUA adiam deportação de brasileira condenada pelos atos de 8 de Janeiro
  • Rosana Maciel será deportada segunda e presa ao chegar ao Brasil
  • Condenada a 14 anos, brasileira fugiu por cinco países até ser detida

A deportação da brasileira Rosana Maciel Gomes, condenada pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, foi adiada pelos Estados Unidos. Ela seria enviada de volta ao Brasil nesta sexta-feira (1º), mas, segundo autoridades, o voo com dezenas de deportados foi remarcado para a próxima segunda-feira (4), após problemas na aeronave norte-americana.

O Que Aconteceu

  • Brasileira seria deportada após prisão por entrada ilegal nos EUA: Rosana Maciel, de 52 anos, foi presa nos Estados Unidos após entrar ilegalmente no país, um dia após a posse de Donald Trump. Ela foi condenada a 14 anos de prisão no Brasil por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado em 8 de Janeiro de 2023.

  • Voo com deportados foi cancelado por falha na aeronave: O voo que traria Rosana e outros brasileiros chegaria ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, às 20h desta sexta-feira (1º). Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o voo foi adiado para segunda-feira (4), às 17h15, por problemas técnicos na aeronave americana.

  • ICE transferiu Rosana para unidade de fronteira no Texas: Até o fim da tarde, a ICE (Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA) informou que Rosana foi levada para uma unidade do controle de fronteiras no Texas, após deixar a penitenciária onde estava detida. A expectativa é que ela seja embarcada no próximo voo com deportados.

  • Ao chegar ao Brasil, Rosana será presa pela Polícia Federal: Há um mandado de prisão ativo contra Rosana desde sua fuga do Brasil em janeiro de 2024. Ela deve ser presa assim que desembarcar, sendo levada à custódia da Polícia Federal, segundo autoridades brasileiras.

  • Condenada por cinco crimes, Rosana nega participação: Rosana foi condenada por golpe de Estado, associação criminosa, dano ao patrimônio público, dano ao patrimônio tombado e abolição violenta do Estado democrático de Direito. Ela nega todos os crimes. A ré fugiu do país e percorreu mais de 10 mil km, passando por Uruguai, Argentina, Colômbia, México e EUA.

Siga o pi24h. nas redes sociais Instagram, TikTok, Twitter e no WhatsApp. Curta nossa página no Facebook, Google Notícias e Youtube. Envie informações via WhatsApp pelo [86] 99937-6999.

Compartilhar:
Seguir:
Criado em 2019, o pi24h é um portal de notícias com sede em Teresina que tem o compromisso de atualização 24h por dia com qualidade e relevância social com notícias do Piauí, Teresina, Brasil e Mundo.